Arquitetura: Cinelândia.

27/02/2015

Hey, hey! Nesse mês vocês irão começar a ver umas carinhas novas por aqui, incluindo a minha. Me chamo E.Mateus (Ton), e vou apresentar aqui artigos sobre Arquitetura e decoração, muito deles obviamente inspirados no Rio de Janeiro.

E aproveitando o aniversario do Rio de Janeiro, nada mais justo que falar sobre um dos locais mais importantes para a historia e arquitetura da cidade: A Cinelândia.

Cinelândia é o nome popularmente atribuído para a região da Praça Floriano. O local ganhou esse nome na década de 30. Muitos teatros, casas de show, restaurantes e bares abitavam essa região, fazendo-a ficar conhecida como área de entretenimento popular.

Grandiosas e Deslumbrantes construções com os mais diferentes estilos: Neoclássico, Art Nouveau e Art déco; Tomam conta dessa região.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Foto: Alexandre Macieira|Riotur
Theatro Municipal
Foto: Rio Tour
Biblioteca Nacional - Foto: Alexandre Macieira|Riotur
Biblioteca Nacional ( Neoclássico)
Foto: Rio Tour
Centro Cultural Justiça Federal
Foto: Halley Pacheco de Oliveira

Bar Amarelinho, Cinelândia
Wolfgang Amadeus Mozart (Amarelinho)
Foto:Ladyce West
Ao fim dos anos 70, mudanças na instrutura da cidade, e a instalação do metrô, ocasionaram a demolição do  Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal. Na minha opinião uma grande perda para historia Brasileira e Carioca. Hoje, um chafariz, denominado de Chafariz do Monroe, fica localizado em seu antigo terreno, na Praça Mahatma Gandhi.

Cinelândia se destaca no meio da cidade, pois provoca um certo contraste por ter em seu prédios modernos, e de diferentes épocas.

Curiosidade: A Cinelândia foi o cenário de importantes manifestações do Rio de Janeiro. Por isso, é um dos maiores locais de referência para manifestações políticas até hoje.

A cinelândia é um dos mais importantes históricos da arquitetura brasileira, que certamente na época era influenciada pelas construções de outros continentes. Certamente é um local que vale a pena conhecer se você for ao Rio de Janeiro. Nossa história precisa ser valorizada.


Abraços! E até a próxima.
Visite meu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário